Ouvindo...

Rodrigo Pacheco se reúne com bancada mineira para discutir dívida com a União

Presidente do Senado se reuniu nesta segunda-feira (11) com integrantes da bancada mineira, em Brasília, para buscar soluções para o pagamento da dívida de Minas Gerais com a União

Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, recebeu integrantes da bancada mineira

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), se reuniu nesta segunda-feira (11) com o coordenador da bancada federal mineira na Câmara dos Deputados, Luiz Fernando Faria (PSD-MG), além do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, para tratar da alternativa para equacionar a dívida de Minas Gerais com a União. Ao final do encontro, Pacheco disse que aguarda a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Nunes Marques a respeito do pedido do grupo para a prorrogação do prazo para o início do pagamento da dívida.

“Trata-se de mais um passo concreto e importante no sentido de buscarmos uma solução para o maior problema de Minas Gerais”, destacou Pacheco.

A reunião também contou com parlamentares de diversos partidos, incluindo os deputados federais Odair Cunha (PT-MG), Paulo Guedes (PT-MG), Rogério Correia (PT-MG), Rafael Simões (União-MG), Dimas Fabiano (Progressistas-MG), Dr. Mário Heringer (PDT-MG) e Igor Timo (Podemos-MG). A dívida de Minas Gerais com a União está na casa dos R$ 161 bilhões. Uma das alternativas para quitar o débito, é a adesão do estado ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF), que ainda é alvo de embate na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

O Supremo Tribunal Federal estipulou prazo até o dia 20 de dezembro deste ano para que o governo de Minas Gerais formalize a adesão ao RRF. Caso não ocorra, o estado será obrigado a voltar a pagar as parcelas integrais da dívida com a União. De outro lado no embate sobre a equalização da dívida, o governador Romeu Zema (Novo) e o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Tadeu Leite (MDB), acionaram o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, pedindo a prorrogação do prazo para a adesão ao RRF.

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.