Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Contra Dino e Moraes, grupos de direita têm primeiro protesto na Esplanada após 8/1

Segurança deve ser reforçada no local para barrar novas invasões

atos 8 janeiro

Grupos invadiu prédios dos Três Poderes em 8 de janeiro

Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Esplanada dos Ministérios volta a receber, neste domingo (10), um protesto organizado por grupos de direita. Será a primeira movimentação no local após os atos antidemocráticos de 8 de janeiro deste ano. Entre as queixas dos manifestantes, estão a indicação do ministro da Justiça, Flávio Dino, para o Supremo Tribunal Federal e a atuação do ministro Alexandre de Moraes, que além de integrar o STF, preside o Tribunal Superior Eleitoral.

Leia mais: STF julga recursos de réus pelo 8/1. Relator, Moraes vota pela rejeição de todos os pedidos

Os órgãos de segurança do Distrito Federal devem reforçar a proteção da Esplanada. Questionada pela Itatiaia, no entanto, a Secretaria de Segurança Pública do DF não confirmou o efetivo que será usado neste domingo. Mas a ideia é barrar cenas vistas em 8 de janeiro, quando mais de mil pessoas foram presas por invasão e depredação das sedes dos Três Poderes.

Em Brasília, o protesto está programado para começar às 8h. Mas desde às 4h, o trânsito de veículos foi interrompido pelo Detran-DF na Esplanada.

O protesto, no entanto, não deve ter a participação das mais importantes figuras políticas de direita do país. Cerca de 50 bolsonaristas estarão em Buenos Aires neste domingo (10) para a posse de Javier Milei na Presidência da Argentina.

Siga o canal da Itatiaia no WhatsApp

Além de Brasília, manifestações semelhantes estão marcadas para acontecerem em, ao menos, 15 estados. Em Belo Horizonte, o movimento está marcado para as 10h, na Praça da Liberdade. Em São Paulo (SP), o protesto acontece a partir das 14h, na Avenida Paulista.

É jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Cearense criado na capital federal, tem passagens pelo Poder360, Metrópoles e O Globo. Em São Paulo, foi trainee de O Estado de S. Paulo, produtor do Jornal da Record, da TV Record, e repórter da Consultor Jurídico. Está na Itatiaia desde novembro de 2023.
Leia mais