Ministro da Previdência Social e presidente nacional do Partido Democrático Trabalhista (PDT), Carlos Lupi saiu em defesa do ex-ministro e ex-presidenciável
“Ninguém é Jesus Cristo para oferecer a outra face. O cara xingou, chamou ele de corrupto. Cada um tem uma reação e ele [Ciro] deu um chega-pra-lá no cara. Cada um de nós é dono de suas ações e reações. Alguém que venha me xingar de corrupto no meio da rua, não é bem intencionado, está provocando”, disse o ministro.
Um vídeo mostra o momento em que o homem se aproxima de Ciro e o abraça como se fosse tirar uma foto. Ele se aproxima e, enquanto grava, fala: “Diz para nós como é que rouba a população sem ser preso”. Ainda calmo, Ciro responde: “Quem deve saber isso é bandido, eu não sou, não”. O homem, então, retruca: “Tu é bandido”. A gravação não mostra em detalhes, mas registra o momento em que Ciro reage com um tapa após a segunda provocação e em seguida reconhece a agressão: " Dei (...) para você aprender a me respeitar”.
“Me pareceu muito teatro, forçação de barra e provocação. Tem que estar preparado para essas ações, mas tem dia que o sangue frio não consegue ser segurado”, concluiu Lupi.
Até o momento, Ciro Gomes não se manifestou sobre o episódio.
Veja, abaixo, o momento da confusão: