Ouvindo...

Presidente do PDT sai em defesa de Ciro Gomes após tapa em homem durante festa

Ex-ministro se envolveu em uma confusão em Fortaleza no último fim de semana

Ciro Gomes foi candidato do PDT à Presidência da República nas últimas duas eleições (2018 e 2022)

Ministro da Previdência Social e presidente nacional do Partido Democrático Trabalhista (PDT), Carlos Lupi saiu em defesa do ex-ministro e ex-presidenciável Ciro Gomes, nesta terça-feira (5/12). Em entrevista à CNN Brasil, ele comentou o episódio envolvendo o correligionário no último fim de semana, quando ele deu um tapa em um homem após ser chamado de “corrupto” e “bandido”. O caso aconteceu durante uma festa em comemoração ao Dia Nacional do Samba.

“Ninguém é Jesus Cristo para oferecer a outra face. O cara xingou, chamou ele de corrupto. Cada um tem uma reação e ele [Ciro] deu um chega-pra-lá no cara. Cada um de nós é dono de suas ações e reações. Alguém que venha me xingar de corrupto no meio da rua, não é bem intencionado, está provocando”, disse o ministro.

Um vídeo mostra o momento em que o homem se aproxima de Ciro e o abraça como se fosse tirar uma foto. Ele se aproxima e, enquanto grava, fala: “Diz para nós como é que rouba a população sem ser preso”. Ainda calmo, Ciro responde: “Quem deve saber isso é bandido, eu não sou, não”. O homem, então, retruca: “Tu é bandido”. A gravação não mostra em detalhes, mas registra o momento em que Ciro reage com um tapa após a segunda provocação e em seguida reconhece a agressão: " Dei (...) para você aprender a me respeitar”.

“Me pareceu muito teatro, forçação de barra e provocação. Tem que estar preparado para essas ações, mas tem dia que o sangue frio não consegue ser segurado”, concluiu Lupi.

Até o momento, Ciro Gomes não se manifestou sobre o episódio.

Veja, abaixo, o momento da confusão:

É jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Cearense criado na capital federal, tem passagens pelo Poder360, Metrópoles e O Globo. Em São Paulo, foi trainee de O Estado de S. Paulo, produtor do Jornal da Record, da TV Record, e repórter da Consultor Jurídico. Está na Itatiaia desde novembro de 2023.