Ouvindo...

COP28: Brasil vai lançar Mecanismo Global para financiar preservação de florestas

A Ministra Marina Silva adiantou informações sobre lançamento que será feito nesta sexta (1)

O Brasil vai lançar nesta sexta-feira (1), na COP28, um mecanismo global para financiamento de preservação de florestas. De acordo com a proposta, os países em desenvolvimento vão receber por hectares preservados. “Vamos apresentar a proposta de um mecanismo global para financiar a permanência de florestas em pé, florestas preservadas, e também há os processos de restauração de recomposição dessas florestas, ou seja, o Brasil tem uma proposta que ajudará os 80 países que são detentores de florestas tropicais a terem um recurso, um pagamento por cada hectare de floresta preservada”.

Segundo a ministra Marina Silva, trata-se de uma iniciativa inédita. "É uma proposta altamente inovadora, a partir de recursos que não serão retornáveis, mas que não significará caridade de parte dos países ricos [...] Esses recursos virão é de países desenvolvidos, mas eles não são como fundo amazônico, não são na categoria de doação, né? O país que aporta recursos, ele terá o retorno necessário do recurso que ele está aportando para esse fundo”, explica.

Para Marina Silva, o Brasil tem um papel fundamental na transição energética mundial. O lançamento será às 9h (horário do Brasil). A Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas está sendo realizada em Dubai, nos Emirados Árabes, com início nesta quinta (30) e término no dia 12 de dezembro.

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.
Leia mais