O governo e empresas da Arábia Saudita firmaram três acordos de cooperação com a fabricante de aviões brasileira Embraer. A partir da assinatura dos documentos, feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na tarde desta quarta-feira (29), durante seminário da empresa brasileira, serão iniciadas diversas linhas de colaboração e iniciativas conjuntas, públicas e privadas, para expandir oportunidades de investimento e parcerias com a indústria local e incrementar exportações brasileiras.
O primeiro acordo é um memorando de entendimento de Cooperação e Parcerias com o Governo saudita, representado pelo Ministério de Investimento da Arábia Saudita e pela Autoridade Aeronáutica saudita. O segundo documento é um memorando de entendimento com a empresa saudita de Defesa, chamada SAMI. E o terceiro memorando foi firmado com a companhia aérea FlyNas, que tem sede em Riade, e está relacionado à Eve Air Mobility (Eve) parceria da Embraer na fabricação do “carro voador”, aeronave que deve ser vendida para operação de táxi aéreo na Arábia Saudita.
No evento, Lula disse que tem “orgulho de ser garoto propaganda” da Embraer e afirmou que o avião da empresa é de “muitíssima qualidade” e que em metade dos 78 anos dele, ele voou de Embraer.