Ouvindo...

Deputado mineiro toma posse no Parlasul e diz que vai atuar para afinar diálogo entre Lula e Milei

Hercílio Coelho Diniz, secretário nacional do MDB, é um dos 22 representantes brasileiros na entidade que faz parte do Mercosul

Hercílio Coelho Diniz tomou posse como um dos 22 representantes do Parlasul

O deputado federal Hercílio Coelho Diniz, secretário nacional do MDB, tomou posse como um dos representantes brasileiros no Parlasul. O Parlamento do Mercosul, que existe desde 2006, une parlamentares dos membros efetivos do bloco para debater temas comuns à união aduaneira.

Além do emedebista, a delegação brasileira reúne outros 22 congressistas, entre senadores e deputados federais.

A atuação do Mercosul ganhou ainda mais evidência nos últimos dias, com a eleição do novo presidente da Argentina, Javier Milei, que têm posições críticas ao bloco formado por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.

Veja mais:

Durante a campanha eleitoral, o próximo morador da Casa Rosada chamou a relação de seu país com Mercosul de “estorvo” e chegou a atacar o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a quem disse ter tendências “totalitárias”.

“Nós vamos trabalhar para que o diálogo entre governos possa sobrepor a ideologia política”, afirma o deputado Hercílio Coelho Diniz, que destaca que, após eleito, o futuro presidente argentino tratou de colocar “panos quentes” na relação com o governo brasileiro.

“O Milei já fez um gesto positivo, de boa vontade, convidando o presidente Lula para a posse, e a gente acredita que o Lula deverá participar ou, ao menos, ser muito bem representado na ocasião”, disse.

Ainda não há uma confirmação oficial se Lula irá à posse de Milei. No entanto, de fato, neste domingo (26), Diana Mondino, aliada de Javier Milei e cotada para assumir o posto de próxima chanceler do governo argentino viajou a Brasília, onde se reuniu com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o embaixador da Argentina no Brasil, Daniel Scioli. Mondino também trouxe, na bagagem, uma carta de Milei para Lula, sugerindo a manutenção de laços entre os dois países.

“Certamente, nós vamos atuar neste sentido, e discutir pautas em comum para promover o desenvolvimento econômico de todo o Mercosul”, completa Coelho Diniz.

Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.
Graduado em Jornalismo, é repórter de Política na Itatiaia. Antes, foi repórter especial do Estado de Minas e participante do podcast de Política do Portal Uai. Tem passagem, também, pelo Superesportes.