Ouvindo...

Lula destaca foco de condução brasileira do G20

País ficará de 1º de dezembro deste ano a 30 de novembro de 2024 e, neste período, a agenda do G20 será organizada pelo governo federal

Presidente Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou nesta quinta-feira (23) uma reunião para instalação da Comissão Nacional da Presidência Brasileira do G20. O país ficará no comando do bloco das 19 maiores economias do mundo mais a União Africana e a União Europeia de 1º de dezembro deste ano a 30 de novembro de 2024, quando a agenda do G20 será implementada pelo governo brasileiro. “A gente vai ter aqui no Brasil uma reunião histórica para o nosso país”, afirmou Lula se referindo à realização da reunião de cúpula do G20 prevista para o Rio de Janeiro no ano que vem. O Brasil terá o apoio direto da Índia (última ocupante da presidência) e da África do Sul, que exercerá o mandato em 2025.

No início da reunião desta quinta (23), ao lado de Arthur Lira (presidente da Câmara) e de Luís Roberto Barroso (presidente do STF), Lula destacou os principais eixos de condução da presidência brasileira do G20: o combate à fome, às desigualdades, à pobreza e à mudança do clima, o que inclui transição energética. Outro destaque será, segundo o presidente, a governança global.

Do mês que vem até novembro de 2024, o Brasil deve organizar mais de 100 reuniões oficiais pelo país, que incluem cerca de 20 reuniões ministeriais, 50 reuniões de alto nível e eventos paralelos. O ponto alto será a 19ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo, nos dias 18 e 19 de novembro de 2024, que acontecerá no Rio de Janeiro. Até lá, a agenda deve ser organizada por 15 grupos de trabalho entre os seguintes temas: meio ambiente, agricultura, tecnologia e inovação, energia, saúde, educação empoderamento das mulheres e outros.

Repórter da Itatiaia em Brasília