Ouvindo...

Simões minimiza críticas de Lula sobre ausência de Zema em discussões sobre dívida

Presidente disse que governador de Minas não se reuniu com Haddad para tratar do assunto em Brasília

Vice-governador Mateus Simões em evento do Sebrae na noite de terça-feira

O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões (Novo), minimizou as críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao governador Romeu Zema (Novo). Em um vídeo divulgado nesta terça-feira (21), após reunião com o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD), o petista afirmou que Zema nunca foi a Brasília discutir o Regime de Recuperação Fiscal (RRF) com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT).

“Eu ouço o Haddad falar, de vez em quando, que tem tentado discutir a dívida do Estado com os governadores. E é importante lembrar que o governador do Minas Gerais não compareceu em nenhuma reunião, ele mandou o vice. Eu espero que, daqui pra frente, o governador compareça para conversar com o ministro da Fazenda”, disse o petista durante o encontro.

Ao ser questionado pela Itatiaia na noite desta terça-feira (21), em Belo Horizonte, Simões minimizou a declaração e disse preferir focar nas questões técnicas.

“Acho que isso é mais o fenômeno político da discussão. Eu sou muito técnico, não costumo me envolver nessa questão política”, disse o vice-governador em um evento do Sebrae, em Belo Horizonte.

Simões disse que a gestão Zema debate a adesão ao Regime de Recuperação Fiscal há três anos e meio, “com reuniões quase semanais com a equipe do ministério da Fazendo e com o ministro”.

“Eu estive representando o governador em uma única oportunidade, com o ministro Haddad, na semana passada e que a gente não discutiu o RRF, a gente discutiu o juro da dívida pública dos estados como um todo. Foi uma reunião do Cosud, dos sete governadores do Sul e Sudeste e o governador estava na China”, recorda.

Ainda segundo o vice de Zema, a fala de Lula “não incomoda o governador” e que o Governo de Minas Gerais “quer resolver o problema da sua dívida";

Diferentemente do que foi dito por Lula, Zema esteve em Brasília no dia 24 de maio, ao lado dos governadores do Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, em uma reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para apresentar propostas para flexibilizar as regras do Regime de Recuperação Fiscal (RRF).

Repórter de política na Rádio Itatiaia. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. No Grupo Bandeirantes, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na BandNews FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do BandNews TV. Vencedor de 8 prêmios de jornalismo. Já foi eleito pelo Portal dos Jornalistas um dos 50 profissionais mais premiados do Brasil.