Ouvindo...

Times

Lula conversa com presidente da Comissão Europeia sobre acordo com Mercosul

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone, nesta segunda-feira (20), com a presidente da União Europeia, Úrsula Von der Leyen, sobre o acordo comercial com o Mercosul

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone, nesta segunda-feira (20), com a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, sobre o acordo comercial com o Mercosul. A conversa acontece um dia após Javier Milei vencer as eleições presidenciais da Argentina. A ideia é selar o acordo entre o Mercosul e a União Europeia durante o mandato do presidente à frente do bloco, que se encerra em 7 de dezembro. Milei chegou a dizer, durante a campanha, que a Argentina pode deixar o Mercosul.

Segundo informações da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), a conversa entre Lula e Von der Leyen, que durou cerca de meia hora, deu seguimento à reunião que mantiveram na Cúpula do G20, em Nova Delhi, e tratou do andamento da negociação do acordo entre Mercosul e União Europeia.

O governo brasileiro tem discutido com a União Europeia os pontos finais do acordo entre os dois blocos. O presidente Lula conversou recentemente sobre o tema com o presidente do governo da Espanha, Pedro Sánchez, que ocupa a presidência rotativa do bloco europeu. Os dois concordaram em acompanhar de perto o trabalho dos negociadores nos próximos dias e deverão voltar a se encontrar na próxima semana, durante a COP-28, em Dubai, Emirados Árabes.

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.
Leia mais