Um brasileiro de 23 anos que atuava como combatente voluntário no exército ucraniano, na guerra contra a Rússia, morreu no último final de semana após um ataque de mísseis. As informações são de familiares de Júlio César Sales Soeiro, de 23 anos. O jovem é natural do município de Machadinho D’Oeste, em Rondônia.
Segundo familiares, a morte foi comunicada por um amigo de Júlio que mantinha contato diário com ele pela internet. O falecimento ainda não foi confirmado à família pelo governo ucraniano.
Nas redes sociais, a irmã do jovem, Juliana Salles, lamentou a perda e relembrou os pedidos para que Júlio não lutasse na guerra. “Como eu te implorei pra você voltar, mas você sempre quis ser um herói de guerra”, disse.
Parentes contam que o jovem sempre teve o sonho de atuar no exército. Na Ucrânia, ele fez um período de treinamentos antes de ir para a batalha. A morte teria ocorrido após um ataque de míssil na cidade de Andriivka, próximo a Donetsk.
Momento da guerra
Segundo o portal Euronews, o combate na cidade Avdiivka tornou-se um dos mais intensos nos últimos dias. No momento, tropas russas continuaram a tentar cercar a cidade, mas sem sucesso. No local está situada a fábrica de coque de Avdiivka - uma das maiores usinas siderúgicas do país.
À Reuters, o oficial ucraniano Oleksandr Tarnavskyi, que lidera as forças de Kiev na área, informou as tropas russas intensificaram ataques aéreos em torno de Avdiivka e também em Donetsk nos últimos dias, com mais de 30 ataques por mísseis por dia.