O Presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta quinta-feira (9), para apresentar o plano de estratégico elaborado pelos diretores da companhia nas áreas de gás, petróleo, energias renováveis, entre outras. A ideia é que o presidente se inteirasse e tivesse uma “visão geral do plano”, segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que estava presente. O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, também participou da reunião que durou quase toda a manhã no Palácio do Planalto.
Ainda de acordo com Haddad, os dados apresentados vão possibilitar ao presidente saber sobre geração de empregos e metas para o próximo período de 2024 -2028 a partir do documento elaborado pela diretoria da Petrobras.
Após o início do governo Lula, um relatório elaborado pela equipe de transição de governo estabeleceu a revisão do plano estratégico 2023-2027 da Petrobras entre temas prioritários para o novo governo. De acordo com a Petrobras, a descarbonização dos produtos da empresa é um dos temas com mais espaço no novo plano.
Reforma Tributária
No dia seguinte à aprovação do novo texto da reforma tributária no Senado, Haddad comentou a celeridade com que a proposta tramitou na Casa, como o governo esperava, e relatou ter falado com os principais articuladores do Parlamento. Ele ainda agradeceu ao presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG). “Estou muito confiante que vamos promulgar esse ano a reforma tributária” [...] o presidente (Pacheco) recebeu da Câmara outro dia essa emenda Constitucional e num prazo muito curto conseguiu, com o senador Eduardo Braga (relator), encaminhar essa votação histórica”, concluiu.