Ouvindo...

Zema revela busca por fornecedor para fabricação de baterias para carros elétricos em Minas

Governador cumpre agendas na China e diz que estado procura parceiros para instalação de uma fábrica para beneficiamento do lítio

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) revelou a intenção de sua gestão em buscar parceiros interessados em agregar valor à exploração do lítio na região do Vale do Jequitinhonha. O mineral, utilizado na fabricação de produtos como baterias para carros elétricos, já vem sendo explorado e exportado para empresas de países estrangeiros mas ainda sem beneficiamento.

Em entrevista à Itatiaia, Zema diz que a intenção é que Minas Gerais não seja “mero exportador” do minério.

“Temos feito questão, como no Vale do Lítio, que se agregue valor para que o nosso estado não seja um mero exportador daquele minério que é encontrado no solo. Queremos que ele seja beneficiado e o que nós estamos aqui, também, em busca, é de uma fabricante que venha a levar a fabricação de baterias para Minas Gerais”, revela o governador.

Ainda de acordo com Zema, o estado tem a matéria-prima para a fabricação das baterias.

“Nós já temos o lítio, temos o nióbio. Então, nós temos tudo para que a bateria seja fabricada em Minas, temos uma energia limpa, a fabricação demanda uma grande quantidade de energia e um dos motivos de nós estarmos aqui é mostrarmos esse potencial que o estado tem em desenvolvermos atividades que até o momento não temos”, afirmou.

A exploração do lítio no Vale do Jequitinhonha e no Norte de Minas Gerais foi um dos temas abordados em um Fórum organizado pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) nesta terça-feira (7), em Xangai, na China.

A cobertura da Missão Empresarial à China, que tem a participação do governador de Minas, é oferecimento da FIEMG. Essa iniciativa tem como patrocínio Master CODEMGE, CBMM, GERDAU, J.Mendes e VALE, e parceria Samarco e Arcellor.

Repórter de política na Rádio Itatiaia. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. No Grupo Bandeirantes, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na BandNews FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do BandNews TV. Vencedor de 8 prêmios de jornalismo. Já foi eleito pelo Portal dos Jornalistas um dos 50 profissionais mais premiados do Brasil.
Leia mais