Ouvindo...

Desenrola da Educação deve negociar R$54 bilhões em dívidas

Os clientes do FIES vão poder procurar qualquer agência da Caixa Econômica ou do Banco do Brasil para realizar as tratativas. Anúncio foi feito pelo ministro Camilo Santana após reunião com o presidente Lula no Palácio do Planalto nesta manhã.

Cédulas

O ministro da educação Camilo Santana anunciou que, a partir desta terça-feira (6), os clientes do Fies que possuem dívidas podem renegociar os débitos. O presidente Lula sancionou a Lei do Fundo de Financiamento Estudantil, o Fies, que autoriza a regularização das dívidas. A expectativa do governo é que mais de 1,2 mil pessoas busquem renegociar o que devem, incluindo 300 mil beneficiários do Cadastro Único. Quem não estiver inadimplente também poderá negociar o financiamento em qualquer agência da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil.

Segundo o governo, o montante das dívidas que podem ser renegociadas é de R$ 54 bilhões e universitários que não estão inadimplentes também podem buscar os bancos para renegociar os financiamentos.

A renegociação, de acordo com as informações do governo, pode abater até 99% do montante principal da dívida e 100% dos juros e multa. Mas é preciso avaliar o contrato e as condições do aluno.

Os atendimentos para renegociar as dívidas também vão poder ser feitos por telefone, de acordo com o ministro. “Tanto a Caixa quanto o Banco do Brasil vão realizar os atendimentos via 0800, por telefone também. E estão preparando o sistema para que a gente possa operacionalizar as renegociações a partir já deste mês”, afirmou.

Situação das dívidas hoje:

Repórter da Itatiaia em Brasília