Ouvindo...

Indicações ao STJ serão reenviadas por Pacheco na segunda-feira (6)

Documento serão novamente encaminhados ao Palácio do Planalto após suspeita de favorecimento a uma das escolhidas

Presidente do Senado ordenou apuração interna para averiguar suspeita

O presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), vai reenviar, de forma simultânea, ao gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), os nomes dos três indicados ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). O movimento será feito na segunda-feira (6).

O reenvio dos documentos referentes à lista tríplice de indicados foi confirmado nesta quinta-feira (2) à Itatiaia pela equipe de Pacheco.

O material será novamente entregue ao Palácio do Planalto por causa das suspeitas sobre possível favorecimento à advogada Daniela Teixeira, uma das escolhidas pelo STJ. A Advocacia do Senado, inclusive, instaurou apuração para averiguar se houve alguma irregularidade no rito.

O suposto favorecimento estaria relacionado ao fato de o ofício autorizando a nomeação de Daniela ter chegado ao Planalto antes dos documentos que davam aval às nomeações dos desembargadores José Afrânio Vilela e Teodoro Silva Santos, os outros aprovados para o STJ.

Assim, Daniela tomaria posse antes dos outros dois escolhidos. Nesse cenário, ela seria favorecida pelo critério de antiguidade da Corte.

Segundo a CNN Brasil, Pacheco assinou, no mesmo horário, os três ofícios avalizando as indicações. Os de Vilela e Santos, porém, teriam ficado engavetados — enquanto o de Daniela foi remetido ao poder Executivo.

Uma edição extra do Diário Oficial da União (DOU) chegou a ser elaborada para concretizar a nomeação de Daniela para o Tribunal. A publicação, no entanto, acabou cancelada.

Repórter de política em Brasília. Na Itatiaia desde 2021, foi chefe de reportagem do portal e produziu série especial sobre alimentação escolar financiada pela Jeduca. Antes, repórter de Cidades em O Tempo. Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais.
Graduado em Jornalismo, é repórter de Política na Itatiaia. Antes, foi repórter especial do Estado de Minas e participante do podcast de Política do Portal Uai. Tem passagem, também, pelo Superesportes.