O presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), vai reenviar, de forma simultânea, ao gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), os nomes dos três indicados ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). O movimento será feito na segunda-feira (6).
O reenvio dos documentos referentes à lista tríplice de indicados foi confirmado nesta quinta-feira (2) à Itatiaia pela equipe de Pacheco.
O material será novamente entregue ao Palácio do Planalto por causa das suspeitas
O suposto favorecimento estaria relacionado ao fato de o ofício autorizando a nomeação de Daniela ter chegado ao Planalto antes dos documentos que davam aval às nomeações dos desembargadores José Afrânio Vilela e Teodoro Silva Santos, os outros aprovados para o STJ.
Assim, Daniela tomaria posse antes dos outros dois escolhidos. Nesse cenário, ela seria favorecida pelo critério de antiguidade da Corte.
Segundo a CNN Brasil, Pacheco assinou, no mesmo horário, os três ofícios avalizando as indicações. Os de Vilela e Santos, porém, teriam ficado engavetados — enquanto o de Daniela foi remetido ao poder Executivo.
Uma edição extra do Diário Oficial da União (DOU) chegou a ser elaborada para concretizar a nomeação de Daniela para o Tribunal. A publicação, no entanto, acabou cancelada.