Governador interino de Minas Gerais desde esta quarta-feira (1°), o desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho é o 10° presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) a assumir a chefia do poder Executivo estadual. Casos do tipo não aconteciam desde 2018. Agora, José Arthur ficará à frente do Palácio Tiradentes por causa de
O substituto de Zema vai ficar no cargo até o dia 7 deste mês. No período, deve tocar uma agenda ligada ao Judiciário. A lista de compromissos do desembargador José Arthur prevê, por exemplo, a assinatura do termo de vinculação, ao TJMG, do prédio “Rainha da Sucata”, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte.
O último chefe do Judiciário a ocupar o posto de governador interino, entre novembro e dezembro de 2018, foi o desembargador Nelson Missias de Morais. O titular do assento à época, Fernando Pimentel (PT), estava em viagem internacional.
O primeiro presidente do TJMG a ser governador interino foi o desembargador Nísio Baptista de Oliveira, de novembro de 1945 a fevereiro do ano seguinte. Em 1994, foi a vez de José Norberto Vaz de Melo.
Depois, vieram Márcio Aristeu Monteiro de Barros (1996), Hugo Bengtsson Júnior (2006), Cláudio Renato dos Santos Costa (2010), Joaquim Herculano Rodrigues (2013) e Pedro Bitencourt Marcondes (2015). Em 2017, um ano antes de Nelson Missias ser governador interino, a função precisou ser cumprida pelo desembargador Herbert Carneiro.
Quem é José Arthur de Carvalho?
Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o agora governador em exercício foi juiz eleitoral e exerceu cargos na seccional mineira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Depois de se formar, em 1984, José Arthur fez pós-graduação em Gestão Judiciária pela Universidade de Brasília (UnB), em 2016. Atualmente, é mestrando em Direito pela Universidade Autónoma de Lisboa, de Portugal. Ele chegou a dar aulas na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG).
“Essa atuação, que é ao mesmo tempo independente, mas desenvolvida em cooperação, é um dos pilares da democracia. Quando os três poderes atuam em estrita observância de suas atribuições, mas sem perder de vista o interesse público, são os cidadãos que saem ganhando com os resultados alcançados”, disse o desembargador, ao comentar a nova tarefa.
Zema na Ásia e Simões na Europa
Zema e Tadeu Martins Leite compõem comitiva que partiu de Minas para cumprir compromissos na Ásia. O grupo, que tem representantes da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), vai passar por China e Japão. A atração de investimentos é um dos objetivos da viagem.
Mateus Simões, por sua vez, tem atividades no Reino Unido. Em Londres, capital da Inglaterra, ele