Ouvindo...

Pacheco rebate críticas de Gleisi: ‘não sou relator do projeto’

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), divulgou nota nesta terça-feira (31) rebatendo as críticas da presidente do PT, Gleisi Hoffmann, a respeito do projeto que trata das emendas de comissões

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, rebateu nesta terça-feira

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), rebateu nesta terça-feira (31) as críticas da presidente do PT, Gleisi Hoffmann, sobre a polêmica envolvendo a meta fiscal para 2024. Em uma publicação nas redes sociais, Gleisi afirmou nesta terça (31) que se o Senado Federal quer contribuir para o equilíbrio fiscal, como disse Pacheco, “o pior caminho seria o projeto de lei que torna obrigatório o pagamento das emendas de comissões temáticas”. Gleisi defendeu que o poder de controlar o orçamento é do Executivo, e acusou o projeto, em tramitação na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, de visar “abocanhar alguns bilhões da União para atender interesses individuais”.

Em nota divulgada nesta terça-feira (31), Pacheco afirmou que não é o autor e nem relator do projeto citado por Gleisi, e destacou que, no ano passado, pediu aos colegas para não colocar a impositividade nas emendas de relator, tendo sido atendido. “Eu reitero meu compromisso com a responsabilidade fiscal e o equilíbrio das contas públicas, o que passa, inclusive, pela limitação do fundo eleitoral e o aperfeiçoamento das ‘emendas Pix’, criadas pela deputada”, afirmou Pacheco em nota.

Esta é a segunda vez que Pacheco faz uma declaração pública rebatendo críticas da presidente do PT. Na semana passada, Pacheco rebateu Gleisi a respeito das manifestações da petista contra o presidente do Senado sobre a PEC que limita os poderes do Supremo Tribunal Federal.

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.