Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Lula demite presidente da Caixa; sucessor foi indicado pelo Centrão

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou, nesta quarta-feira (25), a demissão da presidente da Caixa, Rita Serrano. O novo presidente do banco será o economista Carlos Antônio Vieira Fernandes

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, nesta quarta-feira (25), que o novo presidente da Caixa Econômica Federal será o economista Carlos Antônio Vieira Fernandes, que é funcionário de carreira da instituição. A decisão foi anunciada após reunião entre Lula e Rita Serrano, que comandava a Caixa desde o início da gestão do petista. O nome de Carlos Antônio Vieira Fernandes foi indicado por partidos do Centrão, que também devem ficar responsáveis por indicações para as vice-presidências do banco.

Em um comunicado divulgado à imprensa, Lula afirmou que Rita Serrano cumpriu a missão de recuperar a gestão e cultura interna da Caixa, com a valorização do corpo de funcionários e retomada do papel do banco em diversas políticas sociais, ao mesmo tempo aumentando sua eficiência e rentabilidade, e ampliando os financiamentos para habitação, infraestrutura e agronegócio.

Ainda no comunicado, Lula enfatizou que na gestão de Serrano foram inauguradas 74 salas de atendimento para prefeitos em todo o país, cumprindo um compromisso de campanha. Ainda conforme a nota, o governo federal nomeará o economista Carlos Antônio Vieira Fernandes para a presidência do banco “dando continuidade ao trabalho da Caixa Econômica Federal na oferta de crédito na nossa economia e na execução de políticas públicas em diversas áreas sociais, culturais e esportivas”.

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.
Leia mais