Cerca de vinte dias após a cirurgia no quadril para tratamento de um quadro de artrose, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retornou ao Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, neste sábado (21), onde foi submetido a uma radiografia. Os médicos Ana Helena Germoglio e Giancarlo Polesello, que estiveram no procedimento cirúrgico do petista, assinam nota informando que o exame foi feito apenas para revisão de rotina pós-operatória. Em seguida, o presidente retornou ao Palácio da Alvorada, onde se recupera desde 1º de outubro.
Diagnosticado com uma artrose no quadril em agosto do ano passado, durante a disputa eleitoral pela presidência, Lula precisou se submeter à cirurgia em 29 de setembro após episódios de dor intensa na região. A artroplastia pela qual o petista passou consiste na colocação de uma prótese para resolução do problema e alívio da dor. Na mesma data, o presidente também realizou uma blefaroplastia, um procedimento para retirada do excesso de pele nas pálpebras.
Nessa sexta-feira (20), Lula participou de um evento público pela primeira vez desde as cirurgias por meio de uma videochamada. Ainda em recuperação, o presidente se levantou para mostrar que já conseguia ficar de pé sem apoio. A expectativa é que ele consiga ir à Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, COP-28, que acontecerá em novembro, em Dubai. A equipe médica ainda não confirmou à imprensa quando o petista conseguirá retomar a agenda de compromissos presenciais.