Ouvindo...

Lula passa por exame no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília

Cirurgia do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no quadril completará um mês no próximo 29 de outubro

Presidente Lula (PT) passou por uma radiografia no Hospital Sírio Libanês, em Brasília, neste sábado

Cerca de vinte dias após a cirurgia no quadril para tratamento de um quadro de artrose, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retornou ao Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, neste sábado (21), onde foi submetido a uma radiografia. Os médicos Ana Helena Germoglio e Giancarlo Polesello, que estiveram no procedimento cirúrgico do petista, assinam nota informando que o exame foi feito apenas para revisão de rotina pós-operatória. Em seguida, o presidente retornou ao Palácio da Alvorada, onde se recupera desde 1º de outubro.

Diagnosticado com uma artrose no quadril em agosto do ano passado, durante a disputa eleitoral pela presidência, Lula precisou se submeter à cirurgia em 29 de setembro após episódios de dor intensa na região. A artroplastia pela qual o petista passou consiste na colocação de uma prótese para resolução do problema e alívio da dor. Na mesma data, o presidente também realizou uma blefaroplastia, um procedimento para retirada do excesso de pele nas pálpebras.

Nessa sexta-feira (20), Lula participou de um evento público pela primeira vez desde as cirurgias por meio de uma videochamada. Ainda em recuperação, o presidente se levantou para mostrar que já conseguia ficar de pé sem apoio. A expectativa é que ele consiga ir à Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, COP-28, que acontecerá em novembro, em Dubai. A equipe médica ainda não confirmou à imprensa quando o petista conseguirá retomar a agenda de compromissos presenciais.

Repórter de política em Brasília. Na Itatiaia desde 2021, foi chefe de reportagem do portal e produziu série especial sobre alimentação escolar financiada pela Jeduca. Antes, repórter de Cidades em O Tempo. Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais.