Ouvindo...

Dino se reúne com prefeito do Rio para discutir ações de segurança

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, se reuniu nesta quinta-feira (19), com o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, para discutir ações integradas de segurança

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, se reuniu nesta quinta-feira

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, se reuniu nesta quinta-feira (19), com o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, na sede da pasta, em Brasília. No encontro, os dois trataram das ações de segurança na capital fluminense, com o apoio de agentes federais. O encontro também contou com a presença do secretário municipal de governo do Rio, Felipe Santa Cruz.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública enviou esta semana 270 agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para reforçar o efetivo nas rodovias do Rio de Janeiro. O ministério também autorizou o envio de 300 agentes da Força Nacional para auxiliar na segurança pública do estado. Metade do efetivo já está no Rio de Janeiro. A previsão é a de que os outros 150 agentes desembarquem no estado na semana que vem.

A Polícia Federal (PF) realizou uma operação no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (19), para prender quatro policiais civis e um advogado suspeitos da prática de tráfico de 16 toneladas de maconha, além do crime de corrupção. No total, cerca de 50 policiais federais cumpriram cinco mandados de prisão preventiva e outros seis de busca e apreensão em endereços ligados aos alvos na capital fluminense e na cidade de Saquarema, na região dos Lagos. Os agentes também cumpriram um mandado de busca e apreensão na Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas da Polícia Civil do Rio de Janeiro (PCERJ).

De acordo com a investigação, que teve início em ação integrada do serviço de inteligência da PRF com a PF, duas viaturas ostensivas da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas abordaram um caminhão carregado com 16 toneladas de maconha na divisa de São Paulo com o Rio de Janeiro. Após escoltarem o caminhão até a Cidade da Polícia Civil, onde ficam as delegacias especializadas, os policiais civis negociaram, por meio de um advogado, a liberação da carga de entorpecente e a soltura do motorista, mediante pagamento de propina.

Ainda conforme o inquérito, após acertarem o negócio com criminosos, três viaturas escoltaram o caminhão até os acessos da favela de Manguinhos, na Zona Norte da capital, que é comandada pela maior facção criminosa do Rio de Janeiro. Em seguida, de acordo com a PF, a carga de maconha foi descarregada pelos criminosos.

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.