Os deputados estaduais aprovaram, na manhã desta quarta-feira (18), o projeto de lei que ratifica a criação do Consórcio dos Estados Sul e Sudeste, o Cosud.
O texto, elaborado pelo governador Romeu Zema (Novo), recebeu 40 votos favoráveis e 14 votos contrários no plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
Segundo a proposta, fica ratificado o “protocolo de intenções firmado entre os estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, com a finalidade de constituir o Consórcio de Integração dos Estados do Sul e Sudeste do Brasil”.
O Cosud terá a forma de uma associação pública, de natureza autárquica e interfederativa, com personalidade jurídica de direito público.
Parlamentares da base do governo Zema elogiaram a criação do consórcio e ressaltaram a necessidade de uma maior união entre os estados das duras regiões do Brasil para buscar maior espaço nas discussões federativas.
“Os estados do sul e do sudeste tem muitas coisas em comum e estava faltando um fórum adequado para a discussão e aproximação maior entre esses estados, para que todos possam se ver bem representados junto aos pleitos perante a União. Esses estados são o pulmão financeiro e econômico da nação brasileira”, afirmou Coronel Sandro (PL).
Já deputados de oposição ao governo Zema votaram contra a proposta e relembraram uma fala polêmica do governador sobre a necessidade de o Cosud garantir maior protagonismo político para os estados do Sul e do Sudeste.
“A criação de consórcios não é um problema. O problema é a ideia por trás, do governador Romeu Zema, sobre esse consórcio. E a ideia racista que ele fez contra o Norte e o Nordeste, dizendo que o Sul e o Sudeste seriam as regiões produtivas. Atitude racista e sectária e separatista do governador. Não sabemos a finalidade da criação desse consórcio. E o projeto cria cargos, cria custos. Por coerência, votamos não”, afirmou a deputada Bella Gonçalves (Psol).
O Cosud foi criado em Minas Gerais em março de 2019, durante encontro organizado por Romeu Zema com os demais governadores na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.
Desde então, os governadores promovem ampla discussão sobre pautas estratégicas para o desenvolvimento das regiões. Com oito reuniões realizadas até hoje, todos os estados do Sul e Sudeste já sediaram pelo menos uma vez as atividades do Cosud.