O ministro da Justiça Flávio Dino afirmou nesta segunda-feira (16) que os Estados Unidos doarão ao Brasil câmeras para uso em fardas militares. O carregamento é aguardado pela Segurança Pública nas próximas semanas e será destinado à Polícia Rodoviária Federal (PRF) e à Polícia Militar da Bahia, segundo antecipou Dino. “Receberemos uma doação de câmeras que serão alocadas em um projeto experimental da PRF e outras vão ser cedidas à polícia da Bahia”, indicou.
O governo brasileiro avalia os mecanismos necessários para adquirir e instalar câmeras nos uniformes dos agentes das forças de segurança federais, segundo previsão do Ministério Público Federal (MPF). Em ofício ao secretário-executivo Ricardo Capelli, o órgão indicou que o uso de câmeras pelas polícias Federal e Rodoviária Federal e pela Força Nacional é obrigatório durante as ações que não estão relacionadas às atividades de inteligência.
Flávio Dino avaliou que a notificação do MPF cria empecilhos para o Ministério da Justiça e dificulta que a pasta preste auxílio aos estados. "É um obstáculo intransponível e não temos como atender agora”, declarou. Por outro lado, ainda de acordo com Dino, o ministério se movimenta para viabilizar o cumprimento à regra. “Colocar câmera no uniforme é a parte fácil do processo. O que é fundamental é saber para onde vão essas imagens, quais são os critérios normativos, quais os critérios de análise e, sobretudo, quais ferramentas farão a análise das imagens”, disse. “Se você filma e [a imagem] vai para o arquivo morto, não tem nenhum sentido. É preciso uma inteligência artificial que consiga, a partir de certa programação, identificar situações de risco”, analisou.
O processo de implementação de câmeras nos uniformes das forças de segurança da União será progressivo, insistiu Dino. “Nós não compraremos ainda. Estamos em um debate sobre tecnologia”, concluiu.