O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone, neste sábado (14), com o presidente do Egito, Abdel Fattah al-Sissi, para solicitar apoio à retirada dos brasileiros que estão tentando sair da Faixa de Gaza. Durante a conversa, que ocorreu às 15h10, no horário de Brasília, Lula informou que assim que os brasileiros cruzarem a passagem de Rafah serão acompanhados pelo embaixador do Brasil no Egito, Paulino Franco de Carvalho Neto, até o Aeroporto de Arish. De lá, eles embarcarão imediatamente em aeronave da Força Aérea Brasileira com destino ao Brasil.
Ainda na conversa, o presidente Lula reforçou a importância da criação de corredor humanitário para a saída dos civis que querem retornar a seus países. Segundo o governo federal, ambos os presidentes concordaram com a urgência em liberar a entrada de ajuda humanitária na Faixa de Gaza. O presidente Lula informou que o Brasil deve enviar, entre outros itens, kits de medicamentos.
O presidente Lula confirmou que o Brasil, no exercício da presidência do Conselho de Segurança da ONU, vai manter a atuação incansável para evitar um desastre humanitário ainda maior e o alastramento do conflito. Ambos os presidentes reafirmaram a defesa de dois Estados nacionais independentes em coexistência pacífica: Israel e Palestina. E acordaram manter consultas frequentes sobre a crise em curso.