Minas Gerais pode ter, em breve, uma medalha com o nome do ex-ministro Alysson Paolinelli para homenagear produtores rurais e atores ligados ao setor agropecuário estadual. Nesta terça-feira (10), o projeto de lei que cria a comenda foi aprovado pelos deputados estaduais da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa. Antes de chegar às mãos do governador Romeu Zema (Novo), o texto ainda precisará ser analisado por outros comitês do Parlamento e, depois, votado em turno único no plenário.
A criação da Medalha Alysson Paolinelli é fruto de articulação liderada pelo deputado estadual Antonio Carlos Arantes (PL). A ideia é homenagear pequenos, médios e grandes produtores, bem como pesquisadores, entidades e instituições de ensino ligadas ao setor agrícola. Jornalistas e comunicadores que atuam na área também devem receber deferências.
Em texto encaminhado aos colegas de Assembleia, Arantes cita a trajetória de Paolinelli, que foi ministro da Agricultura, para defender a criação do prêmio.
“Como ministro da Agricultura (1974-1979), (Paolinelli) criou instituições, políticas e organizações que viabilizaram a modernização da agricultura tradicional. Entre as muitas ações, estão o já citado Programa de Desenvolvimento dos Cerrados (Polocentro) e o Programa de Cooperação Nipo-Brasileiro para o Desenvolvimento Agrícola dos Cerrados (Prodecer). Paolinelli também participou da criação do Programa Nacional do Álcool (Proálcool), de 1975, o primeiro projeto mundial de produção em larga escala de um combustível limpo e renovável a partir de biomassa – o etanol”, lê-se no documento.
Alysson Paolinelli morreu em junho deste ano, aos 86 anos. Ele teve falência múltipla dos órgãos.
“Paolinelli foi o ‘Pai da Agricultura Moderna’, o ‘Pai do Cerrado’ e o redentor e responsável direto pela ocupação e expansão do cerrado brasileiro, proporcionando alimento para todo o mundo”, defende Arantes.
Homenagem na Emater
Na semana passada, Alysson Paolinelli já havia recebido outra homenagem. Isso porque a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) inaugurou, na sexta-feira (6), o Museu Mineiro da Extensão Rural, que leva o nome do ex-ministro.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que nutria boa relação com Paolinelli, participou da abertura do espaço, na sede da Emater-MG, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte.