Parlamentares alinhados à oposição do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticam nas redes sociais, nesta sexta-feira (6), uma apresentação de dança erótica ocorrida em um encontro organizado pelo Ministério da Saúde nessa quinta-feira (5). O seminário Encontro de Mobilização da Promoção da Saúde no Brasil, apelidado Em Prosa Brasil, se dedicava à discussão sobre a gestão pública no setor.
O registro da apresentação começou a circular nesta manhã após uma publicação feita pelo senador Ciro Nogueira (PP-PI). Nas redes sociais, o parlamentar criticou o governo petista no país e a gestão do Sistema Único de Saúde. “Atenção primária é isso aí? É isso que salva vidas em um sistema que a OMS [Organização Mundial da Saúde] colocou em 125º lugar? O cupim identitário está corroendo o governo por dentro”, escreveu.
Procurado nesta sexta-feira à tarde, o Ministério da Saúde lamentou o ocorrido e indicou que adotará as medidas cabíveis para que episódios semelhantes não se repitam. “A programação contou com a participação de sete grupos artísticos nos seus intervalos; uma das apresentações surpreendeu pela coreografia inapropriada”, indicou a Secretaria de Atenção Primária à Saúde em nota à Itatiaia.
A seguir, leia a nota na íntegra:
“A Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde promoveu o 1º Encontro de Mobilização para a Promoção da Saúde no Brasil (Em Prosa). O objetivo do evento é apoiar a implementação e a gestão participativa da Política Nacional de Promoção da Saúde a partir do compartilhamento de experiências e da ampliação do diálogo entre gestores e trabalhadores de diferentes estados, com momentos dedicados à diversidade cultural.
A programação contou com a participação de 07 grupos artísticos nos seus intervalos. Uma das apresentações surpreendeu pela coreografia inapropriada.
O Ministério da Saúde lamenta pelo episódio isolado, que não reflete a política da Secretaria e nem os propósitos do debate sobre a promoção à saúde realizados no encontro, e adotará medidas para que não aconteça novamente.”