Ouvindo...

ONS recomenda acionar termelétricas para evitar falta de energia no Norte

Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) autorizou o governo a acionar duas usinas devido a forte seca que atinge a região.

Seca no Norte

Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) recomendou o acionamento de termelétricas para garantir o fornecimento de energia na região Norte. O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) já emitiu a autorização para o governo acionar duas usinas que vão manter o abastecimento em Rondônia e no Acre. Nesta quarta (4) o vice-presidente Geraldo Alckmin disse, em visita a Manaus, que não iria falta energia para a região mesmo com a usina de Santo Antônio fora de funcionamento. A usina é uma das maiores do Brasil e opera no Rio Madeira, impactado pela estiagem.

Uma comitiva do governo foi a capital do Amazonas para avaliar os impactos sociais e econômicos de uma forte seca na região. Mais de 50 municípios estão em situação de emergência.

Vão ser acionadas as geradoras Termonorte I e Termonorte II. As duas térmicas ficam em Porto Velho. Apesar de ter um processo de geração de energia mais caro, não haverá mudança na bandeira de cobrança da conta de luz até o fim deste ano. As termeletricas geram energia por meio da queima de combustíveis fósseis, como o óleo e o gás natural.

O comitê recomendou ainda que sejam feitos estudos para manter o fornecimentos em quadros de escassez hídrica ou de grandes cheias. O Ministério de Minas e Energia junto a Empresa de Pesquisa Energética e o ONS, ficaram responsáveis pela avaliação do sistema elétrico de Rondônia, Acre e Amapá.

Repórter da Itatiaia em Brasília