O ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal votou para condenar mais cinco réus acusados de invadir as sedes dos Três Poderes aqui em Brasília nos atos de vandalismo de 8 de janeiro. As penas impostas pelo ministro vão de 12 a 17 anos de prisão. Seis ações penais começaram a ser julgadas essa madrugada.
Penas propostas por Moraes:
Davis Baek: 12 anos de prisão
João Lucas Valle a 14 anos de prisão
Jupira Silvana da Cruz : 14 anos de prisão
Nilma Lacerda : 14 anos de prisão
Moacir José dos Santos: 17 anos de prisão
O julgamento no plenário virtual acontece sem que haja debate entre os ministros. Eles só registram o voto acompanhando ou não o relator. Na primeira leva de julgamentos todos os ministros com exceção de André Mendonça e Nunes Marques, avaliaram os atos de 8 de janeiro como uma tentativa de depor o governo Lula eleito em outubro de 2022.
Os advogados de defesa puderam apresentar as sustentações orais por meio do sistema eletrônico até o início da sessão virtual. Um grupo de advogados fez um protesto em frente ao stf nessa segunda-feira(25) pelo direito de fazer a sustentação oral presencial.
O julgamento desses seis réus vai até domingo no plenário virtual. Os ministros que ainda não votaram podem depositar o voto até as 23h59.