O deputado estadual Eduardo Suplicy (PT-SP) foi diagnosticado com a doença de Parkinson. Ex-senador da República, ele está se tratando com cannabis medicinal. As revelações estão presentes em entrevista publicada na edição desta terça-feira da Folha de S. Paulo.
Segundo Suplicy, a doença está em estágio inicial e, por ora, os sintomas são leves. O Parkinson é um quadro neurológico que afeta os movimentos da pessoa, causando, por exemplo, tremores no corpo.
“Eu estava com certos tremores nas mãos, especificamente na hora de comer, de segurar os talheres, de tomar uma sopa. Tremia um pouco”, disse, relatando ter sofrido com dores musculares em uma das pernas. O parlamentar contou, ainda, que foi acometido por desequilíbrios que, por vezes, o faziam quase cair ao tropeçar em objetos.
O petista afirmou que, a partir da cannabis medicinal, conseguiu mitigar os sintomas. “A dor na perna sumiu. O tremor, na hora de comer, melhorou. Tenho caminhado com firmeza”, garantiu.
Suplicy importou um frasco de cannabis industrializada e tem tomado a substância três vezes ao dia. São cinco gotas no café da manhã, cinco gotas à tarde e mais cinco durante a noite.