O presidente Lula convidou o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, para uma reunião em Nova York. Ambos participam da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) na cidade.
A informação foi confirmada à CNN pelo líder do governo no Senado, Jaques Wagner. O petista integra a comitiva de Lula nos Estados Unidos.
Não há até o momento confirmação de autoridades ucranianas de que Zelensky comparecerá ao encontro.
Lula e Zelensky nunca se encontraram presencialmente para uma reunião bilateral. Houve tentativas de conciliar as agendas, sem sucesso, durante a cúpula do G7.
Em coletiva de imprensa durante a cúpula Zelensky, sinalizou que, de fato, houve uma incompatibilidade de agendas, como sustentou o governo brasileiro
Ao ser questionado se ficou desapontado pelo fato de a reunião não ter acontecido, Zelensky respondeu: “Eu acho que decepcionou ele”. Logo na sequência, Zelensky sorri, e é possível ouvir os jornalistas rindo.
O convite ocorre dias após o presidente Lula ter afirmado que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, não seria preso se fosse ao Brasil – apesar de o Tribunal Penal Internacional (TPI) ter expedido um mandado de prisão por crimes de guerra contra o líder russo.
*Publicado por Danilo Moliterno, com informações de Mariana Janjácomo.