Ouvindo...

8 de Janeiro: saiba quem é o réu condenado a 17 anos de prisão pelo STF

Aécio Lúcio Costa Pereira, de 51 anos, saiu de São Paulo para Brasília (DF) a fim de participar dos atos de 8 de janeiro

Aécio Pereira foi o primeiro réu dos atos de 8 de janeiro a ser julgado pelo STF

Condenado a 17 anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira (14), Aécio Lúcio Costa Pereira foi preso pela Polícia Legislativa do Senado Federal em 8 de janeiro, após invadir o plenário da Casa. Sentenciado por cinco crimes — entre eles o de golpe de Estado —, o homem acabou demitido da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), de onde era funcionário.

Morador de Diadema, em São Paulo (SP), Aécio tem 51 anos. Ele está preso desde que foi detido em flagrante pelos policiais legislativos. Ele estava de férias no início deste ano e resolveu ir a Brasília (DF) em uma das caravanas organizadas por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Os cidadãos questionavam, sem provas, a vitória eleitoral de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Três vídeos gravados por Aécio durante os atos que culminaram na invasão aos prédios dos três Poderes da República foram mostrados pelo ministro Alexandre de Moraes durante o julgamento no STF. Relator do caso, ele exibiu imagens em que o homem protesta contra o “comunismo” e chama de “fraudulento” o governo Lula.

Em outro vídeo, Aécio, que vestia uma camisa pedindo “intervenção militar federal”, se dirige aos “amigos da Sabesp” e comemora a invasão ao Senado.“Amigos da Sabesp: quem não acreditou, ‘tamo’ aqui. Quem não acreditou, ‘tô’ aqui por vocês também, p…! Olha onde eu estou: na mesa do presidente”, diz ele, em trecho das imagens.

Além do crime de golpe de estado, Aécio foi condenado por associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano qualificado pela violência e grave ameaça com substância inflamável contra o patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado.

Ainda nesta quinta, o STF vai retomar o julgamento, que trata de outros três réus pelo 8 de janeiro. São eles: Thiago de Assis Mathar, Matheus Lima de Carvalho Lázaro e Moacir José dos Santos.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.