Ouvindo...

Lula volta a citar ciclone no Rio Grande do Sul em discurso no G20

Presidente afirmou, mais uma vez, que muitos desastres ambientais estão relacionados à falta e cuidado com a natureza

Lula participa do G20 e cita tragédia no Rio Grande do Sul

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a citar o ciclone no Rio Grande do Sul durante seu último discurso na Cúpula do G20, em Nova Délhi. O petista havia falado da tragédia durante a abertura do encontro.

Neste domingo (10), antes de iniciar a parte oficial do encerramento, Lula quebrou o protocolo e voltou a falar na tragédia no Brasil. “Primeiro, gostaria de dizer às autoridades aqui presentes de que a natureza continua dando demonstração de que precisamos cuidar dela com muito mais carinho. Essa semana, há três dias atrás, no meu Brasil, um ciclone no estado do Rio Grande do Sul, nunca havia tido ciclone, matou 46 pessoas, quase 50 pessoas desaparecidas. Isso nos chama atenção, porque fenômenos como esse tem acontecido nos mais diferentes lugares do nosso planeta”, pontuou.

Sábado (9), Lula mencionou o tema durante o painel de abertura. “O aquecimento global modifica o regime de chuvas e eleva o nível dos mares. As secas, enchentes, tempestades e queimadas se tornam mais frequentes e minam a segurança alimentar e energética. Agora mesmo no Brasil, o estado do Rio Grande do Sul foi atingido por um ciclone que deixou milhares de desabrigados e dezenas de vítimas fatais”, havia dito o presidente.

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.