O presidente em exercício, Geraldo Alckmin (PSB), convocou uma reunião nesta sexta-feira (8) com cinco ministros, incluindo o da Defesa, José Múcio, no Palácio do Planalto, para tratar da situação no Rio Grande do Sul. Segundo o último balanço, ao menos 41 pessoas morreram no estado após as fortes chuvas que atingem a região Sul do país. Pelo menos 3 mil pessoas foram resgatadas no RS, e outras 10 mil pessoas estão desabrigadas ou desalojadas.
A reunião, convocada por Alckmin para às 11h, também contará com as presenças dos ministros da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldéz Góes, do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, além da ministra da Saúde, Nìsia Trindade.
O encontro, que vai discutir o apoio federal ao Rio Grande do Sul, também deve contar com as participações do Secretário-Executivo do Ministério das Cidades, Hildo Rocha, o Chefe do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas, Aguiar Freire, além secretária especial da Casa Civil, Julia Rodrigues e do Chefe de Gabinete do Ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Pedro Lopes.