Ouvindo...

Com desfile de escola de samba, Pochmann prepara atos para festejar 90 anos do IBGE

Presidente do instituto se reuniu com lideranças da escola Inocentes de Belford Roxo e anunciou homenagem com contornos carnavalescos

O presidente do IBGE, Marcio Pochmann

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) começou a preparar um calendário de atividades para celebrar os 90 anos de atividades. A efeméride sera comemorada em 2026, mas dirigentes já articulam, inclusive, uma homenagem à instituição na Marquês de Sapucaí. No domingo (3), o economista Marcio Pochmann, empossado presidente do IBGE no mês passado, revelou acordo com a escola de samba Inocentes de Belford Roxo para um desfile sobre a entidade.

Na semana passada, durante seminário entre servidores do IBGE, houve uma apresentação da Inocentes de Belford Roxo — com direito a passistas, bateria e os puxadores dos sambas de enredo da agremiação.

“Durante a apresentação, o carnavalesco Cristiano Bara e Avelino Ribeiro (componente da agremiação), representando a presidência da escola, anunciaram que o IBGE será tema de enredo na Sapucaí em 2026. Uma honra ter a história do IBGE contada no templo do samba, traduzida, por meio do Carnaval, para milhares de pessoas, no Brasil e no mundo”, disse Pochmann.

Segundo o presidente do IBGE, os 90 anos da entidade vão ser comemorados, também, por meio de filmes, documentários, seminários e publicações.

Curiosamente, embora tenha anunciado, com quase três anos de antecedência, o enredo para 2026, a Inocentes de Belford Roxo ainda não revelou ao público o tema que levará à passarela no ano que vem. A escola milita na segunda divisão do carnaval carioca.

Graduado em Jornalismo, é repórter de Política na Itatiaia. Antes, foi repórter especial do Estado de Minas e participante do podcast de Política do Portal Uai. Tem passagem, também, pelo Superesportes.