O secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Pedro Bruno Barros de Souza, avaliou que a situação das estradas mineiras continua longe do ideal e que Minas Gerais passou os últimos 10 anos com poucas obras na recuperação da malha rodoviária.
Em uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) sobre perspectivas e soluções para as rodovias mineiras, Pedro Bruno afirmou que a situação de deterioração dos últimos anos fez com que as operações para cobrir buracos se tornassem ineficazes.
“O que nós temos hoje, quando se fala em malha rodoviária, Minas Gerais tem 22 mil quilômetros de rodovias estaduais pavimentadas e mais 5 mil quilômetros de rodovias federais, ficou cerca de 10 anos com muito pouco investimento. As estradas vão se deteriorando e se depreciando. As operações tapa-buraco chegam ao limite e precisamos de operações mais profundas”, afirmou o secretário de infraestrutura.
“Ficamos 10 anos com algo em torno de R$ 300 milhões por ano para recuperar a malha”, explicou. Segundo ele, a perspectiva é investir R$ 1,5 bilhão até o final deste ano.
O secretário afirmou que as concessões com o setor privado podem solucionar o problema da falta de recursos públicos para gastos em infraestrutura e comemorou a decisão da Justiça Federal em determinar a continuidade da concessão na BR-040, entre Rio, BH e Brasília.
“Uma decisão acertada tomada recentemente pelo Judiciário, de manutenção da atual concessionária até que uma nova empresa assuma a rodovia. Estávamos com uma preocupação grande, com a previsão de que no dia 18 de agosto a atual concessionária iria deixar o trecho e ele seria repassado ao DNIT. Ficaria um tempo descoberto, sem atendimento ao usuário e sem serviços de guincho. Nós sabemos como esse atendimento é fundamental”, disse Pedro Bruno.