Ouvindo...

Times

Lula chega a São Tomé e Príncipe para cúpula dos países de Língua Portuguesa

Ao lado da esposa Rosângela da Silva, que faz aniversário neste domingo (27), presidente participará de encontro bilateral; é a última etapa da viagem do petista ao continente africano

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou, no início da manhã deste domingo (27), em São Tomé e Príncipe, na costa oeste da África. Ele vai participar da 14ª Conferência de Chefes de Estado da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Lula deve voltar ao Brasil ainda neste domingo. Acompanhado da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, o presidente foi recebido por autoridades são-tomenses. O grupo de capoeiristas “Raízes do Brasil” também participou da cerimônia de recebimento. Houve, também, a apresentação de um grupo musical do país africano.

Janja, por sua vez, recebeu parabéns. O domingo marca o 57° aniversário da primeira-dama.

A passagem por São Tomé e Príncipe é a última etapa da viagem de Lula à África. Ele estava em Angola, onde se encontrou com lideranças locais. Antes, cumpriu agendas na África do Sul, que sediou a reunião dos Brics, bloco liderado por Brasil, Rússia, Índia e China — além dos sul-africanos. Na semana passada, mais seis nações ingressaram na coalizão.

Nesse sábado (26), Lula já havia falado sobre a importância da cúpula das nações lusófonas. Segundo ele, o encontro será um “momento importante de fortalecimento e intercâmbio”.

Segundo o Palácio do Planalto, a chegada de Lula à Base Aérea de Brasília (DF) está prevista para acontecer às 18h15, no horário da capital federal. A cúpula dos países lusófonos terá sessões de trabalho ao longo deste domingo. Os chefes de Estado também vão posar para uma foto oficial.

Graduado em Jornalismo, é repórter de Política na Itatiaia. Antes, foi repórter especial do Estado de Minas e participante do podcast de Política do Portal Uai. Tem passagem, também, pelo Superesportes.
Leia mais