Ouvindo...

Times

Brasil e São Tomé e Príncipe fecham acordos por investimentos e cooperação

Tratados foram firmados no país africano, que sedia a Cúpula dos Países de Língua Portuguesa neste domingo (27)

Os governos do Brasil e de São Tomé e Príncipe assinaram, neste domingo (27), dois acordos de cooperação bilateral. Os convênios, firmados durante a passagem da comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pelo país africano, tratam da facilitação de investimentos entre as duas nações e de diálogo entre as pastas de Relações Exteriores dos países.

Coube ao Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, subscrever os acordos como representante do Brasil.

“O objetivo do presente Acordo é facilitar e promover os investimentos mútuos por meio do estabelecimento de marco adequado de tratamento dos investidores e de seus investimentos, do estabelecimento de marco institucional para a cooperação e a facilitação, incluindo uma Agenda para a Cooperação e Facilitação, bem como de mecanismos para a prevenção e solução de controvérsias”, lê-se em trecho de um dos convênios.

Lula está em solo são-tomense para participar da 14ª Conferência de Chefes de Estado da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Ao lado de lideranças de outras nações lusófonas, o presidente brasileiro posou para a foto oficial do evento. Ele

“Os países de língua portuguesa unidos, na CPLP, pelo idioma e pela fraternidade de sermos países irmãos. O tema do nosso encontro hoje é Juventude e Sustentabilidade”. disse o petista.

A viagem a São Tomé e Príncipe é a última etapa do périplo de Lula pela África. As agendas, iniciadas na semana passada, ocorreram na África do Sul, que sediou a cúpula dos Brics, e em Angola. Ele desembarcará no Brasil ainda neste domingo.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.
Leia mais