O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa, nesta quarta-feira (16), do encerramento das Marchas das Margaridas, em Brasília (DF). Acompanhado da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, o petista é aguardado para discurso na Esplanada dos Ministérios, às 10h. Entretanto, a expectativa é que haja atraso.
Às 5h, mulheres se reuniam em frente ao Parque da Cidade, um dos principais pontos de Brasília, para o início da marcha, que segue em direção ao Congresso Nacional em trajeto com cerca de 10 quilômetros de extensão.
A passeata acontece a cada quatro anos na capital federal e ocorre desde o início do século. O ato reúne trabalhadoras rurais de todo o país para uma série de reivindicações no Planalto Central.
Assassinato de Margarida completa 40 anos
A marcha das margaridas carrega o nome em homenagem a Margarida Maria Alves, trabalhadora rural e sindicalista assassinada em 12 de agosto de 1983, em Alagoa Grande, na Paraíba. O crime foi encomendado por fazendeiros da região, contra quem Margarida movia uma série de processos na Justiça do Trabalho.