Lula discursa na Marcha das Margaridas; saiba o que é a passeata

Presidente e primeira-dama Janja da Silva participam do encerramento da marcha nesta quarta-feira (16), na Esplanada dos Ministérios

Nessa terça-feira

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa, nesta quarta-feira (16), do encerramento das Marchas das Margaridas, em Brasília (DF). Acompanhado da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, o petista é aguardado para discurso na Esplanada dos Ministérios, às 10h. Entretanto, a expectativa é que haja atraso.

Às 5h, mulheres se reuniam em frente ao Parque da Cidade, um dos principais pontos de Brasília, para o início da marcha, que segue em direção ao Congresso Nacional em trajeto com cerca de 10 quilômetros de extensão.

A passeata acontece a cada quatro anos na capital federal e ocorre desde o início do século. O ato reúne trabalhadoras rurais de todo o país para uma série de reivindicações no Planalto Central.

Assassinato de Margarida completa 40 anos

A marcha das margaridas carrega o nome em homenagem a Margarida Maria Alves, trabalhadora rural e sindicalista assassinada em 12 de agosto de 1983, em Alagoa Grande, na Paraíba. O crime foi encomendado por fazendeiros da região, contra quem Margarida movia uma série de processos na Justiça do Trabalho.

Repórter de política em Brasília. Na Itatiaia desde 2021, foi chefe de reportagem do portal e produziu série especial sobre alimentação escolar financiada pela Jeduca. Antes, repórter de Cidades em O Tempo. Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Ouvindo...