Oito horas após o apagão que afetou as cinco regiões do país, o ministro Alexandre Silveira (PSD) detalha nesta terça-feira (15) as causas da falha no sistema de energia elétrica e as ações da sala de situação criada no Ministério de Minas e Energia (MME).
Acompanhe a entrevista coletiva do Ministro, que será transmitida durante o programa Plantão da Cidade:
Silveira cumpria agenda no Paraguai com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quando apareceram os primeiros relatos do apagão, às 8h30. Ele determinou a criação do grupo para gerir a crise com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e antecipou o retorno ao Brasil.
Após chegar à capital federal, Silveira se reuniu com diretores, secretários e representantes dos dois órgãos. Às 14h30, após seis horas de apagão, a energia foi restabelecida nas cinco regiões do país. Participam da coletiva no MME: o ministro Alexandre Silveira; o secretário Nacional de Transição Energética e Planejamento, Thiago Barral; o secretário Nacional de Energia Elétrica, Gentil Nogueira; e o diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa.