O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) comentou nesta segunda-feira (14) o resultado das eleições primárias na Argentina, que foram vencidas pelo economista de direita Javier Milei.
“Fiquei feliz, espero vê-lo vitorioso ao final”, afirmou o ex-presidente em entrevista à “Folha de S.Paulo”, em Brasília.
Milei surpreendeu ao obter a maior votação nas primárias argentinas no domingo (13) e disputará a Presidência com a ex-ministra de Segurança Patricia Bullrich (centro-direita) e o ministro da Economia, Sergio Massa (peronista).
Em um país marcado pela crise econômica, com uma inflação que chega a 115% interanual, e a pobreza em ascensão (40%), o discurso de Milei contra o que chama de “casta política” capitalizou o descontentamento e obteve 30,31% dos votos em sua primeira eleição nacional com seu partido, La Libertad Avanza, com 92% das urnas apuradas.
Estes resultados, que mostram o eleitorado argentino dividido praticamente em três terços, foram recebidos com euforia na sede de campanha dos libertários, onde se ouvia rock nos alto-falantes para celebrar o surpreendente primeiro lugar.