O governador Romeu Zema (Novo) entregou nesta sexta-feira (4) a Medalha da Inconfidência à artista plástica mineira Yara Tupynambá. A cerimônia de entrega da homenagem ocorreu no dia 21 de abril, em Ouro Preto, mas a artista não pôde comparecer.
Yara Tupynambá, que também é pintora e professora, se destacou principalmente pela produção de murais para órgãos públicos de Minas Gerais, foi agraciada com a Grande Medalha. Além de Zema, estiveram presentes o secretário de Cultura, Leônidas Oliveira, e representantes do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.
“Uma honra entregar a Medalha da Inconfidência à grande artista plástica Yara Tupynambá. Com arte e traços únicos ela espalha nossa mineiridade mundo agora”, escreveu o governador nas redes sociais.
A Medalha da Inconfidência foi criada em 1952 pelo então governador Juscelino Kubitschek para homenagear aqueles que contribuem para a promoção e valorização de Minas Gerais. Tradicionalmente, as entregas são realizadas no dia 21 de abril, dia da morte de Tiradentes, mártir da Inconfidência Mineira, movimento de independência que teve como epicentro a cidade de Ouro Preto no século XVIII.