A Petrobras anunciou, nesta quarta-feira (19), que o gás natural terá nova redução para distribuidoras. A partir de 1º de agosto, o produto chegará com desconto médio de 7,1% por m³ em relação ao trimestre maio a julho. A medida não vale para GLP (gás de cozinha) envasado em botijões nem vendido a granel.
Com todas as reduções anunciadas neste ano, a Petrobras estima que o preço do gás natural para distribuidoras tenha acumulado queda de 25% em 2023.
Segundo a Petrobras, os contratos preveem atualizações trimestrais da fração do preço relacionada à molécula do gás. O valor está atrelado ao valor do petróleo Brent e da taxa de câmbio do dólar. No período de maio a junho, o petróleo apresentou queda de 3,8% e o câmbio subiu 4,8%.
“A Petrobras ressalta que o preço final do gás natural ao consumidor não é determinado apenas pelo preço de venda da companhia, mas também pelo portfólio de suprimento de cada distribuidora, assim como por suas margens (e, no caso do GNV – Gás Natural Veicular, dos postos de revenda) e pelos tributos federais e estaduais”, explica a empresa em comunicado.