Ouvindo...

Comissão da CMBH aprova parecer que libera Arena MRV e votação final deve acontecer em 3 de agosto

Vereadores fazem visita técnica ao novo estádio do Atlético nesta quarta-feira (19) para avaliar questões de acessibilidade

Vereadores da Comissão de Meio Ambiente aprovaram nesta terça-feira

Os vereadores da comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Belo Horizonte aprovaram nesta terça-feira (18) o parecer favorável ao projeto que acelera a liberação da Arena MRV, o novo estádio do Galo.

“Devemos reforçar a importância da nova arena para nossa cidade, o tanto que ela vai movimentar a economia, gerar oportunidades de emprego e renda. Está na hora dessa arena funcionar, porque sabemos que é um bem coletivo, que vai beneficiar toda a cidade”, afirmou o presidente da comissão, vereador Ciro Pereira (PTB).

Agora, o projeto precisa passar por mais uma comissão e a previsão é que ele seja votado em plenário no dia 3 de agosto. Se aprovado, ele segue para avaliação do prefeito Fuad Noman (PSD), que pode sancionar ou vetar o texto.

O prefeito declarou, em entrevista à Itatiaia, que o evento de teste feito no último domingo foi um sucesso e que acredita que em agosto o novo estádio poderá receber partidas com 30 mil pessoas.

“Se o Atlético estiver de acordo e quiser, a gente já pode fazer um jogo no final de agosto, com um público maior. Não completamente ainda, mas um público maior. Trinta mil, por aí, ou até 35 mil. Vamos avaliar”, disse o prefeito.

O texto de autoria do vereador César Gordin (Solidariedade) - que já foi aprovado em 1º turno - prevê que grandes obras de utilidade pública ou interesse social, caso da casa do Galo, tenham alvará provisório de funcionamento. A autorização preliminar permite que os empreendimentos sejam liberados antes do cumprimento de contrapartidas determinadas pelo poder público.

Nesta quarta-feira (19), os vereadores farão uma visita à Arena MRV para avaliar as questões de acessibilidade do novo estádio do Galo.

Evento teste

A vereadora Janaina Cardoso (União Brasil), que esteve presente no Jogo das Lendas, no último domingo, onde 20 mil torcedores acompanharam o jogo de vários ex-jogadores do Atlético, afirmou que o evento mostrou que o estádio já tem estrutura para receber grandes eventos, mas que algumas demandas podem ser aprimoradas.

“Amanhã vamos visitar o estádio e conhecer as questões da acessibilidade. Estive lá no domingo e percebi que é um tema que podemos discutir, saber quais foram as dificuldades. É lógico que sabemos que todo empreendimento precisa começar a funcionar para descobrirmos as necessidades”, afirmou a parlamentar.

“Quando lançamos um empreendimento, a proposta de ver o que está acontecendo errado, onde pode melhorar, é importante. Eu sou cruzeirense, mas observei muito emprego girando em torno da nova arena. Os organizadores estão de parabéns”, disse Janaina.

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.