Ouvindo...

Câmara de BH aprova em 1° turno projeto que acelera liberação da Arena MRV, do Atlético

Texto tem dispositivo que concede alvará provisório a empreendimentos de grande relevância social, como escolas, hospitais e conjuntos habitacionais

Novo estádio do Galo fica no Bairro Califórnia, em BH

Os vereadores de Belo Horizonte aprovaram nesta quinta-feira (6), em primeiro turno, o projeto de lei (PL) que acelera a liberação da Arena MRV, novo estádio do Atlético. O texto prevê que grandes obras de utilidade pública ou interesse social, caso da casa do Galo, tenham alvará provisório de funcionamento. A autorização preliminar permite que os empreendimentos sejam liberados antes do cumprimento de contrapartidas determinadas pelo poder público.

Outro projeto a respeito da liberação da Arena MRV chegou a tramitar na Câmara de Municipal de Belo Horizonte (CMBH). Apesar disso, um acordo entre a prefeitura da capital e os vereadores, com a participação do Atlético, deu forma a uma nova versão da proposta, a fim de acelerar, também, alvarás de outros empreendimentos, como conjuntos habitacionais, escolas e hospitais.

No início da semana, uma junta de comissões da Câmara já havia aprovado a nova redação do texto. A expectativa é que a votação em segundo turno, a última etapa da tramitação, aconteça no mês que vem. Isso porque o autor do projeto, César Gordin (Solidariedade), apresentou uma emenda. O acréscimo foi construído com a anuência do poder Executivo e do Galo.

“(A emenda) é para a gente discutir mais as contrapartidas propostas pela prefeitura. No texto anterior, não tinha como o Atlético discutir. A emenda dá mais prazo para o Atlético discutir (com o poder público) as contrapartidas”, disse ele, à Itatiaia.

Gordin, porém, garantiu que a emenda não vai prejudicar o cronograma de eventos, localizado no Bairro Califórnia, na Região Noroeste de Belo Horizonte. Em 16 de agosto, o local vai receber o “Jogo das Lendas”, partida festiva reunindo ídolos do Atlético como Reinaldo, Victor e Ronaldinho Gaúcho.

O primeiro jogo oficial da Arena MRV pode acontecer no dia 19 do mês que vem. O Atlético tenta levar para o estádio o duelo contra o Santos, pela Série A do Campeonato Brasileiro.

Assista:

Entenda a tramitação

Mesmo com a emenda, a Câmara de BH pode lançar mão de artifícios para apressar a tramitação até que o tema chegue ao plenário para o segundo turno. O texto voltará à Comissão de Legislação e Justiça (CLJ) para nova análise e, depois, os comitês de Mobilidade Urbana, Educação e Administração Pública podem fazer uma reunião conjunta para dar aval à proposta.

O presidente do Legislativo, Gabriel Azevedo (sem partido), explicou o que acontece depois que o projeto passar pelo crivo das comissões da Câmara.

“As sessões ordinárias (de plenário) deste mês vão até a próxima sexta-feira. E há algumas coisas que só podem ser feitas no âmbito das sessões ordinárias. Com essa movimentação do governo e do vereador César Gordin (pela emenda), é provável que o projeto só seja votado (em segundo turno) no início de agosto”, assinalou.

Tem mais de 27 anos de experiência jornalística, como gestor de empresas de comunicação em Minas Gerais. Já foi editor-chefe e apresentador de alguns dos principais telejornais do Estado em emissoras como Record, Band e Alterosa, além de repórter de rede nacional. Foi editor-chefe do Jornal Metro e também trabalhou como assessor de imprensa no Senado Federal, Tribunal de Justiça de Minas Gerais e no Sesc-MG. Na Itatiaia, onde está desde abril de 2023, André é repórter multimídia e apresentador.
Graduado em Jornalismo, é repórter de Política na Itatiaia. Antes, foi repórter especial do Estado de Minas e participante do podcast de Política do Portal Uai. Tem passagem, também, pelo Superesportes.