Ouvindo...

Deputada quer obrigar Lula a se hospedar em embaixadas para reduzir gastos em viagens internacionais

Parlamentar do PL apresentou projeto de lei que determina que comitiva presidencial deve se instalar em embaixadas brasileiras

Deputada do PL quer obrigar Lula a se hospedar em embaixadas durante viagens ao exterior

A deputada federal Rosana Valle (PL-SP) quer tornar obrigatório que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se hospede em embaixadas durante viagens no exterior.

Rosana protocolou um projeto de lei na Câmara dos Deputados que diz que o presidente da República deve se instalar em embaixadas brasileiras durante as viagens internacionais. O texto diz que as embaixadas devem oferecer “acomodações adequadas e seguras, garantindo conforto e privacidade” para a comitiva presidencial. Na falta de acomodações adequadas oficiais, será possível optar por hospedagens alternativas.

A parlamentar afirma que a intenção de seu projeto é frear os gastos de Lula com as viagens internacionais. Segundo ela, em cinco meses de governo, o presidente fez 12 viagens oficiais com custos de mais de R$ 7,3 milhões aos cofres públicos. O valor não contabiliza a última viagem à Europa do presidente, no mês passado, quando o petista esteve na Itália, no Vaticano e na França.

“Mais do que conter gastos, um presidente da República precisa dar o exemplo para os brasileiros durante as viagens internacionais. Queremos que esses gastos exorbitantes com o dinheiro público sejam extintos e que as despesas geradas nessas ocasiões sejam devidamente registradas e publicadas de forma transparente ao público. A hospedagem nas Embaixadas Brasileiras proporcionará uma economia significativa, ao mesmo tempo em que garante a segurança e o conforto do presidente e de seus assessores”, afirmou Rosana.

Bélgica

Neste sábado (15), o presidente embarca para um novo compromisso oficial em Bruxelas, na Bélgica, onde participará da Cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e da União Europeia.

O embarque está previsto para às 22h, na Base Aérea de Brasília. Haverá uma parada técnica para abastecimento, no Aeroporto Internacional do Recife. Pela agenda oficial divulgada pelo Palácio do Planalto, a previsão de chegada na capital belga é 16h10, horário local (11h10 pelo horário de Brasília).

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.
Graduado em Jornalismo, é repórter de Política na Itatiaia. Antes, foi repórter especial do Estado de Minas e participante do podcast de Política do Portal Uai. Tem passagem, também, pelo Superesportes.