O deputado Celso Sabino (União-PA) assumirá o Ministério do Turismo e substituirá a ministra Daniela Carneiro (União-RJ). O parlamentar aceitou o convite para assumir a pasta durante encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta quinta-feira (13), no Palácio do Planalto, e a nomeação será publicada nos próximos dias no Diário Oficial da União (DOU).
A troca de Daniela Carneiro por Sabino acontece em meio à pressão dos partidos ligados ao Centrão por mais cargos no alto escalão do Governo Federal, cenário que se intensificou após a aprovação da reforma tributária com largo apoio na Câmara dos Deputados. A mudança de um pelo outro é um pedido do União Brasil, principalmente após o aceno de Carneiro — a ‘Daniela do Waguinho’ — no sentido de sair do partido. O nome de Sabino é, aliás, aprovado pela base partidária na Casa.
Quem é Celso Sabino?
Evangélico praticante, Sabino ocupa uma cadeira do Pará na Câmara dos Deputados. Filiado ao União Brasil, ele conquistou 142 mil votos (3,14% dos votos válidos) nas eleições de 2022, se elegendo pela segunda vez consecutiva.
Sabino conquistou o seu primeiro cargo público em 2011 como deputado estadual suplente em Belém filiado ao antigo Partido da República (PR). No ano seguinte, atuou como secretário estadual na Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda (Seter).
Em 2013, se filiou ao PSDB e conquistou a posição de deputado estadual pelo partido, com um novo mandato entre 2014 e 2018. Foi também nas eleições de 2014 que ele apoiou a candidatura de Aécio Neves à presidência da República na disputa com Dilma.
Em 2021, Sabino anunciou sua saída do PSDB após conflitos internos entre diferentes alas do partido principalmente após a sigla ter se alinhado às política do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.
(Com Estadão Conteúdo)