O senador Carlos Viana (Podemos-MG) se reuniu na manhã desta quarta-feira (12) com o ministro dos Transportes Renan Filho (MDB) pra solicitar que o governo federal assuma a duplicação do trecho de 70kms Periquito a Governador Valadares, que ficou fora do edital de licitação publicado no último dia 07.
Na conversa, o ministro afirmou que é preciso buscar recursos no orçamento para executar a obra. “Vamos estudar possibilidade de trecho da 381 com recursos da União e do Estado, vamos andar juntos”, encaminhou Renan Filho. O senador destinaria recursos de emendas parlamentares.
Interlocutores do ministro disseram que o Governo Federal não cogita a possibilidade de retirar o edital. Para incluir o trecho nos planos de concessão é necessário retirar o edital da praça, o que atrasaria o leilão, previsto para 24 de novembro.
Viana disse que está confiante na solução, sem atraso. “Eu levei ao ministro a importância que é nós terminamos a duplicação da BR 38 até Governador Valadares. A concessão vai, naturalmente, até a BR 116, mas nós precisamos que os 70 quilômetros sejam feitos para que a gente possa fazer a interligação com a BR 116 e completar o ciclo de rodovias para região Leste e a Zona da Mata em Minas Gerais. O ministro entendeu e se comprometeu conosco, já dentro do orçamento, a buscar recursos para que 70 que vamos sejam feitos pelo Estado, incorporados posteriormente a concessão. Há recurso para isso. É o momento de nós apresentamos inclusive esses projetos e buscarmos esse compromisso do governo federal. Eu saí de lá muito confiante na possibilidade que a gente resolva essa questão até o final do ano e tenhamos um cronograma completo e sem mexer no edital. Isso é muito importante. Se nós mexemos no edital, um metro que seja, tem que voltar para o TCU e não não queremos isso. Queremos a duplicação completa, até Valadares, e a concessão até a BR 116 mantida como está", afirmou o senador.