O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), falou, neste sábado (8), sobre os seis meses dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro. No Twitter, ele chamou de “dia da infâmia” as manifestações
Após 6 meses dos atos antidemocráticos de 8/1 - dia da infâmia, o Brasil deve comemorar sua democracia inabalada. As Instituições reagiram e cumpriram a CF. Sob a liderança de nossa Presidente, Min. Rosa Weber, o STF recebeu 1.295 denúncias da PGR, iniciando as ações penais e já realizou 133 audiências de instrução. Viva o Estado Democrático de Direito!!!”, escreveu, no Twitter.
A expressão “democracia inabalada”, usada por Moraes, é o mote de uma campanha feita pelo STF neste sábado. Instituições ligadas ao Judiciário, como os tribunais estaduais e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), recorreram à expressão para publicar, nas redes sociais, mensagens a respeito da defesa do Estado Democrático de Direito.
“Após seis meses dos atos golpistas, muito empenho para restaurar o espaço físico e itens do acervo, o Supremo Tribunal Federal segue firme com os trabalhos em defesa da nossa Constituição”, lê-se em um dos posts presentes na conta oficial da Corte no Twitter.
Gilmar Mendes, outro ministro do STF, também fez uma publicação com a hashtag “DemocraciaInabalada”.
Os atos antidemocráticos de 8 de janeiro foram protagonizados por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Sem provas, eles questionaram a legitimidade da vitória eleitoral do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT.