Ouvindo...

Ministra marca reunião com servidores do Turismo e deve confirmar saída da pasta

Antes da reunião, Daniela Carneiro se encontra com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para colocar o cargo à disposição

Reunião de Daniela Carneiro com funcionários do Ministério do Turismo deverá ter tom de despedida

Prestes a entregar uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) colocando o cargo à disposição, a ministra do Turismo, Daniela Carneiro (União-RJ), marcou uma reunião com servidores e funcionários da pasta para 17h, no subsolo do prédio do Ministério. Antes, ela participa de encontro com Lula e com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT), no Palácio do Planalto.

A demissão de Daniela Carneiro ocorre após forte pressão para que ela abandone o cargo, e a saída acontece depois de uma reunião entre o marido dela e prefeito de Belford Roxo, Waguinho, e o ministro Padilha, que alinharam acordos com o governo federal. Sem o ministério, Carneiro retornará ao mandato como deputada federal e deve assumir a vice-liderança do governo na Câmara.

O deputado federal Celso Sabino (União-PA) assumirá o cargo desocupado à frente do Ministério do Turismo. O nome do parlamentar é cotado para a pasta há um mês.

Disputa partidária levou à saída de Daniela Carneiro

Daniela Carneiro abandona o Ministério do Turismo após forte pressão dos colegas que compõem a bancada do União Brasil e do pedido de desfiliação da sigla junto à Justiça Eleitoral. A expectativa é que a parlamente se una ao Republicanos.

Segunda baixa no Governo Lula

Daniela será a segunda baixa na equipe de Lula desde o início do governo. O primeiro a deixar o ministério foi o ex-ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Gonçalves Dias, que pediu demissão após a divulgação de imagens dele circulando pelo Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro, quando houve invasões dos prédios públicos.

(Com Marcelo da Fonseca)

Repórter de política em Brasília. Na Itatiaia desde 2021, foi chefe de reportagem do portal e produziu série especial sobre alimentação escolar financiada pela Jeduca. Antes, repórter de Cidades em O Tempo. Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais.