A cidade de Divisa Alegre, no Norte de Minas Gerais, tem um novo prefeito. Ademir Alves, o Demir da Loja, do PP, foi escolhido nesse domingo (2) pelos cidadãos da cidade, em eleição extemporânea. Ele obteve 72,33% dos votos válidos.
A segunda colocação ficou com Maria Aparecida Ferraz Sposito (PT), a Cida de Dedei, que ficou com 21,18% dos votos válidos. Concorreram, também. Gerson do Frigolar (PSB), dono de 3,91% da preferência popular, e Paulinho do Mercado (PTB), com 2,58%.
A nova composição do poder Executivo de Divisa Alegre terá, também, Manuel dos Santos Souza, o Nel do Bar, como vice-prefeito. Ele também é filiado ao PP, que não formou coligação para disputar a eleição na cidade.
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), 3.290 divisalegrenses foram às urnas nesse domingo. O número corresponde a quase 62% dos cidadãos aptos a votar na cidade. Houve 38,1% de abstenções, 81 votos em branco e 112 votos nulos.
Por que uma eleição municipal em 2023?
O pleito em Divisa Alegre foi o terceiro em quase quatro anos. Renilda Pereira (PL), prefeita eleita em 2020, teve a candidatura indeferida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
No fim do ano passado, uma nova eleição aconteceu. Demir da Loja chegou a ser declarado vencedor, mas a Justiça Eleitoral anulou a disputa por irregularidades no registro de funcionamento do PP na cidade.
Foi preciso, então, convocar um novo pleito para este ano.