Ouvindo...

Divisa Alegre, no Norte de Minas, elege novo prefeito

Demir da Loja, do PP, venceu pleito extemporâneo marcado após irregularidades nas últimas duas eleições

Chapa do PP vai dirigir cidade norte-mineira até dezembro de 2024

A cidade de Divisa Alegre, no Norte de Minas Gerais, tem um novo prefeito. Ademir Alves, o Demir da Loja, do PP, foi escolhido nesse domingo (2) pelos cidadãos da cidade, em eleição extemporânea. Ele obteve 72,33% dos votos válidos.

A segunda colocação ficou com Maria Aparecida Ferraz Sposito (PT), a Cida de Dedei, que ficou com 21,18% dos votos válidos. Concorreram, também. Gerson do Frigolar (PSB), dono de 3,91% da preferência popular, e Paulinho do Mercado (PTB), com 2,58%.

A nova composição do poder Executivo de Divisa Alegre terá, também, Manuel dos Santos Souza, o Nel do Bar, como vice-prefeito. Ele também é filiado ao PP, que não formou coligação para disputar a eleição na cidade.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), 3.290 divisalegrenses foram às urnas nesse domingo. O número corresponde a quase 62% dos cidadãos aptos a votar na cidade. Houve 38,1% de abstenções, 81 votos em branco e 112 votos nulos.

Por que uma eleição municipal em 2023?

O pleito em Divisa Alegre foi o terceiro em quase quatro anos. Renilda Pereira (PL), prefeita eleita em 2020, teve a candidatura indeferida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

No fim do ano passado, uma nova eleição aconteceu. Demir da Loja chegou a ser declarado vencedor, mas a Justiça Eleitoral anulou a disputa por irregularidades no registro de funcionamento do PP na cidade.

Foi preciso, então, convocar um novo pleito para este ano.

Graduado em Jornalismo, é repórter de Política na Itatiaia. Antes, foi repórter especial do Estado de Minas e participante do podcast de Política do Portal Uai. Tem passagem, também, pelo Superesportes.