Ouvindo...

Caixa suspende cobrança de Pix para pessoa jurídica após ordem do Planalto

O banco público destacou que outras instituições já cobram taxas e que medida não afetaria pessoas físicas ou MEIs

Palácio do Planalto teria solicitado o cancelamento da medida

A Caixa Econômica Federal decidiu suspender a cobrança de tarifa sobre transferência via Pix para clientes de pessoa jurídica. A medida vem após uma ordem direta do Palácio do Planalto, apurou a Itatiaia.

Na manhã desta terça-feira (20), o banco tinha divulgado que empresas privadas seriam taxadas para fazer transações via Pix a partir do dia 19 de julho, mas Microempreendedores Individuais (MEIs) e pessoas físicas continuariam isentos.

O anúncio teria irritado ministros do governo e o próprio presidente Lula, que solicitou o cancelamento da medida. O Planalto, inclusive, não teria sido informado sobre a taxação antes do anúncio.

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.