O senador Ciro Nogueira (PP-PI), um dos líderes da oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Congresso Nacional, ironizou, nesta terça-feira (13), os problemas na articulação política do Executivo federal. Ele utilizou a decisão do Palácio do Planalto
“Presidente Lula, na condição de Líder da Minoria e um dos representantes da oposição no Congresso, quero parabenizar a condução da articulação política do governo. A oposição se sente representada. Tem que manter isso aí!”, escreveu o ministro da Casa Civil do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), no Twitter.
Lula enfrenta problemas por causa da pressão do União Brasil pelo cargo ocupado por Daniela. O esposo dela, Waguinho, é prefeito de Belford Roxo (RJ), mas deixou a sigla rumo ao Republicanos. A ministra, no entanto, ainda não mudou de partido por receio de perder o mandato de deputada federal — cargo do qual se licenciou para comandar a pasta de Turismo.
A cúpula do União Brasil vê em Daniela uma ministra da cota pessoal de Lula — a reboque do apoio que ela e Waguinho deram ao petista no ano passado. A avaliação, portanto, é que ela não representa a bancada parlamentar da legenda.
Paralelamente, o Palácio do Planalto crê que o União, a despeito de ter três ministros em seus quadros, não tem entregado votos suficientes no Congresso Nacional.
Troca pode acontecer em breve
Apesar do sinal dado por Lula a Daniela Carneiro, ela pode deixar a Esplanada dos Ministérios em breve. O nome mais cotado para substituí-la é o deputado federal Celso Sabino, do União Brasil do Pará.
“O presidente conversou comigo hoje, foi uma conversa muito boa, muito positiva. Volto a dizer: